quarta-feira, 30 de março de 2016

O governador Geraldo Alckmin decidiu antecipar a vacinação contra gripe em SP

Inicialmente serão imunizadas 3,5 milhões de pessoas 
Ter, 29/03/16 - 18h28
Vacinação contra gripe é antecipada em São Paulo para 3,5 milhões de pessoas

SBT Brasil (29/03/16) Ministério da Saúde antecipa liberação de vacinas contra o H1N1

Primeiras doses serão encaminhadas aos profissionais de saúde de hospitais públicos e privados da capital e Grande São Paulo, idosos, gestantes e crianças
O governador Geraldo Alckmin decidiu antecipar a vacinação contra gripe para cerca de 3,5 milhões de paulistas. As doses, que já vão proteger a população contra os vírus do inverno de 2016 (A/California (H1N1), A/Hong Kong (H3N2) e B/Brisbane), começam a ser distribuídas no início da próxima semana.
O anúncio foi feito nesta terça-feira (29) em Guarulhos, quando o governador vistoriou as obras da Linha 13-Jade da CPTM

Inicialmente, receberão a vacina 532,4 mil profissionais de saúde de hospitais públicos e privados da capital e da Região Metropolitana de São Paulo. Até 8 de abril, sexta-feira, todos os hospitais desses municípios receberão as doses para a realização de campanhas internas.
Já a partir do dia 11 de abril, a vacinação será ampliada para as crianças maiores de seis meses e menores de cinco anos (982,8 mil), para as gestantes (179 mil) e para os idosos (1,83 milhão) da capital e Grande São Paulo, totalizando aproximadamente 3 milhões de pessoas imunizadas.
Para as demais cidades do Estado e demais públicos-alvo (doentes crônicos, puérperas, indígenas, funcionários do sistema prisional e a população privada de liberdade), a campanha de vacinação contra a gripe deve seguir o calendário do Ministério da Saúde, com início previsto para o dia 30 de abril.
Além disso, em razão da prevalência no número de casos, desde o dia 23 de março os 67 municípios da região de São José do Rio Preto iniciaram uma vacinação extra contra a gripe, com doses remanescentes de 2015. No entanto, neste caso específico, quem tomar a vacina agora, não estará desobrigado de também tomar durante a campanha nacional, uma vez que são vacinas diferentes.
Conforme diretriz do Ministério da Saúde, apenas os casos graves de gripe, caracterizados como Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), devem ser notificados obrigatoriamente pelos serviços de saúde.
Neste ano, até 22 de março, foram notificados 324 casos e 42 óbitos por SRAG no Estado de São Paulo atribuíveis ao vírus Influenza. Desse total, 260 casos e 38 óbitos foram relacionados ao vírus A (H1N1). Em 2015, foram 342 casos de SRAG notificados em todo o Estado, sendo 190 relacionados ao tipo A (H3N2). Do total de 65 óbitos registrados em 2015, 28 tiveram também relação com o A (H3N2).
A vacina contra a gripe distribuída na rede pública é produzida pelo Instituto Butantan, unidade ligada à Secretaria da Saúde, por meio de um processo de transferência de tecnologia.
Do Portal do #GovernodoEstadoSP
http://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/lenoticia2.php?id=245233&c=6
#Compartilhando
#VivaBemComLúpus
#Lúpusleslesblogspot♡

Nenhum comentário:

Postar um comentário