quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Exame de Proteinúria de 24 horas (Urina de 24 horas)

Proteinúria de 24 horas
É o exame que quantifica a perda de proteínas na urina em um período de 24 horas.
Em situações normais perdemos até 150 mg de proteínas em 24 horas, quando o resultado vem acima deste valor, dizemos que o paciente apresenta proteinúria.

Uma pessoa com proteinúria pode notar sua urina mais espumosa, como se houvesse detergente na água do vaso sanitário. Isso ocorre geralmente quando a quantidade de proteína na urina já está em níveis mais altos.

A proteinúria ocorre quando há lesão nos glomérulos renais, que são as unidades microscópicas de filtração de sangue dentro dos rins (Leia mais: O que é uma Glomerulonefrite?).
Existem várias doenças que causam lesão nos glomérulos, confira aqui as de maior relevância clínica:
Diabetes
Glomerulonefrites
Lúpus
Hipertensão Arterial
Pré Eclâmpsia: hipertensão na gestação com proteinúria
Obesidade

Em vigência de febre ou após exercícios físicos intensos, a pessoa pode apresentar proteinúria discreta e não estar com nenhuma doença renal. Por isso, evitamos coletar proteinúria nessas situações.

Para que o resultado da proteinúria seja confiável, sua coleta deve seguir rigorosamente algumas orientações:

Retire o galão de coleta no laboratório.
Ao acordar, despreze a urina da 1a micção do dia e marque a hora em que foi feito, por exemplo às 7 horas
A partir deste momento, guarde TODAS as urinas que fizer, durante o dia e à noite também, colocando-as no mesmo frasco de coleta
O frasco deve permanecer bem fechado e armazenado na geladeira

A coleta termina somente no dia seguinte, coletando-se a urina da micção na mesma hora que se desprezou a 1a micção do dia anterior. No nosso exemplo, às 7 horas da manhã.
Toda a urina coletada nas 24 horas deverá ser encaminhada ao Laboratório, no prazo máximo de 2 horas após o término da coleta
Durante as 24 horas de coleta a ingestão de líquidos deverá ser a habitual

Caso haja alguma perda de urina durante o período de coleta, a proteinúria perde o valor e o paciente deverá iniciar uma nova coleta em outro dia
Aconselha-se a fazer este exame aos domingos, pois é um dia que a pessoa pode permanecer em casa para realizar a coleta adequadamente, e os frascos podem ser encaminhados ao laboratório na segunda de manhã

Resumindo, a proteinúria é um sinal de doença renal e deverá ser sempre investigada por um nefrologista. O tratamento da proteinúria irá depender da sua causa.
Matéria feita por
Dra Juliana Torritani 
Nefrologista/Clínica Médica

#LúpusTemQueFazerExamesPreventivos
#LúpuseRinsTemQueTerAtenção
#VivaBemComLúpus
#blogspot #LúpuslesLes

Nenhum comentário:

Postar um comentário