sábado, 20 de fevereiro de 2016

Capilaroscopia exame feito na cutículas para investigar algumas doenças

A capilaroscopia periungueal é um método seguro e não invasivo indicado para investigação do Fenômeno de Raynaud, hipertensão arterial pulmonar idiopática, miopatias inflamatórias (dermatomiosite e polimiosite) e em outras doenças autoimunes, como Lúpus Eritematoso Sistêmico e doença mista do tecido conjuntivo.

Através de um microscópio específico, o objetivo do exame é visualizar os pequenos vasos (chamados capilares) presentes nas cutículas. A quantidade, o formato e as alterações presentes nos capilares são capazes de direcionar o diagnóstico, prognóstico e tratamento nos pacientes examinados.
A principal indicação é a investigação do fenômeno de Raynaud, que é uma alteração do fluxo sanguíneo das extremidades (mãos e pés) que pode estar presente em indivíduos saudáveis ou estar relacionada às doenças autoimunes, especialmente a esclerose sistêmica e doença mista do tecido conjuntivo. A capilaroscopia é uma informação valiosa nesse caso, já que ajuda o médico a diferenciar se o fenômeno de Raynaud está associado ou não a achados sugestivos de doenças autoimunes e é um dos exames que mais precocemente se altera nessas doenças, permitindo ao médico planejar melhor o tratamento e acompanhamento dos pacientes.

Pelas diretrizes da Sociedade Brasileira de Reumatologia, todo paciente com fenômeno de Raynaud deve fazer a capilaroscopia.
Materia feita pela Reuma.http://www.reumacentro.com.br/procedimentos-interna/capilaroscopia
Alguns especialistas recomendam a capilaroscopia periungueal, onde o médico coloca uma gota de óleo nas unhas dos pacientes, para melhor observar os capilares da base das unhas; as doenças do tecido conjuntivo estão associadas com capilares alargados ou deformados quando observados ao capilaroscópio.

Capilaroscopia, periungueal

Outros nomes
Capilaroscopia digital 
Capilaroscopia do leitoungueal
Capilaroscopia periungueal 
Exame da cuticula Microscopia capilar

1. Orientações necessárias 
Informações sobre o exame.
O exame consiste em uma observação direta do leito ungueal, feita nos dedos das mãos, de forma não-invasiva, com o auxílio de um microscópio. 
II - Preparo- Nas três semanas que antecedem o exame, não retirar nem manusear ou empurrar as cutículas. 
- Esmaltes não podem ser utilizados três dias antes da capilaroscopia.
- Não fumar nas seis horas que antecedem o exame.
- As unhas, no entanto, podem ser cortadas e/ou lixadas normalmente. 
Atenção:- Unhas pintadas ou cutículas manuseadas inviabilizam o exame.

http://www.drashirleydecampos.com.br/noticias/265

#Reuma
#DraShirleyDeCampos
#LúpusTemQueInvestigar
#VivaBemComLúpus
#Lúpusleslesblogspot♡

Nenhum comentário:

Postar um comentário