quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

1° Caminhada de Conscientização do Lúpus em Natal RGN

Natal faz caminhada de conscientização do lúpus segunda-feira (7)

Na próxima segunda-feira (7/12/15), a partir das 16h, na Praça Pedro Velho (PraçaCívica), será realizada a 
1ª Caminhada de Conscientização do Lúpus, 
promovida pela UFRN. 
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
O tema do evento é 
"Eu tenho lúpus, mas o lúpus não me tem! 

É possível conviver com lúpus, basta aceitAÇÃO. 
Lúpus eritematoso sistêmico (LES), conhecido popularmente apenas como lúpus, é uma doença autoimune que pode afetar principalmente pele, articulações, rins, cérebro mas também todos os demais órgãos. O lúpus é uma das mais de 80 doenças autoimunes conhecidas pela medicina 
Há três tipos de lúpus:

Lúpus discoide

A inflamação é sempre limitada à pele. Este tipo pode ser identificado a partir do surgimento de lesões cutâneas avermelhadas que costumam aparecer no rosto, na nuca ou também no couro cabeludo.

Lúpus sistêmico

A inflamação ocorre no organismo, comprometendo vários órgãos ou sistemas do corpo não sendo restrito a pele. Algumas pessoas com lúpus discoide podem evoluir para a forma sistêmica. Os sintomas causados por este tipo da doença dependem do local da inflamação como rins, coração, pulmões e até ao sangue, além das lesões cutâneas e às articulações.

Lúpus induzido por drogas

Algumas drogas ou medicamentos podem provocar uma inflamação temporária enquanto do seu uso e provocar sintomas que são muito parecidos com os do lúpus sistêmico. As manifestações desaparecem com o parar do uso.
Causas
O lúpus ocorre quando o sistema imunológico ataca e destrói alguns tecidos saudáveis do corpo. Não se sabe exatamente o causa esse comportamento anormal, mas pesquisas indicam que a doença seja resultado de uma combinação de fatores, como genética e meio ambiente.
Esses mesmos estudos mostram que pessoas com pré-disposição ao lúpus podem desenvolver a doença ao entrar em contato com algum elemento do meio ambiente capaz de estimular o sistema imunológico a agir de forma errada. O que a ciência ainda não sabe é quais são todos esses componentes. Os pesquisadores, no entanto, têm alguns palpites:

Nenhum comentário:

Postar um comentário