sábado, 1 de agosto de 2015

Câmara Municipal de Blumenau APROVA Semana Municipal de Atenção é Luta Contra o LÚPUS

Na sessão desta quinta-feira (30/07/15), os vereadores aprovaram em redação final o Projeto de Lei nº 6.857, de autoria do Vereador

Mário Hildebrandt, que institui e inclui no Calendário Oficial de Eventos do Município de Blumenau, a Semana Municipal de Atenção e Luta contra o Lúpus, a ser realizada anualmente, na semana do dia 10 de maio.
O Lúpus atinge cerca de 200 mil brasileiros. É uma doença autoimune, complexa e de difícil diagnóstico. O Lúpus está relacionado à predisposição genética e pode ser desencadeado por fatores hormonais e ambientais, tais como: luz solar, infecções e alguns medicamentos.

A campanha nacional de combate ao Lúpus foi criada com o apoio da Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR), reunindo médicos e pacientes no enfrentamento à doença que atinge, principalmente, mulheres em idade fértil (aproximadamente 9 em cada 10 pacientes são do sexo feminino) que podem enfrentar dificuldades na gravidez, tendo mais chance de aborto.

A iniciativa nacional segue a data internacional que foi estabelecida, para ser celebrada anualmente, no dia 10 de maio, com o objetivo de promover o esclarecimento e conscientização à população sobre os sintomas e tratamento do Lúpus.

A conscientização da sociedade é uma arma fundamental que poderá levar a um melhor entendimento da doença e, consequentemente, beneficiar milhares de pacientes na luta por uma melhor qualidade de vida.

Sintomas desencadeados pela doença, como dores constantes nas articulações, podem impedir atividades simples, como a prática de atividades físicas, e também a rotina de trabalho – mais de 50% dos pacientes param de trabalhar em até 15 anos após o diagnóstico do Lúpus.

Não há cura para a doença, mas é possível controlar e conviver com ela com o acompanhamento médico regular.

A intenção da proposta é promover a inclusão do Município, na campanha de solidariedade ao trabalho de âmbito nacional e internacional, na divulgação e na conscientização da doença e inclusão das pessoas portadores de Lúpus.
http://www.camarablu.sc.gov.br/camara-aprova-semana-municipal-de-atencao-e-luta-contra-o-lupus/
#LúpusTemqueterAtenção
#Lúpusleslesblogspot♡

2 comentários:

  1. #Lúpus
    "A conscientização da sociedade é uma arma fundamental que poderá levar a um melhor entendimento da doença e, consequentemente, beneficiar milhares de pacientes na luta por uma melhor qualidade de vida." #LúpustemqueterAtenção
    #Lúpusleslesblogspot♡

    ResponderExcluir
  2. Agradeço ao Vereador Mário Hildebrandt e aos demais Vereadores que Aprovaram este Projeto de Lei que institui A Semana Municipal de Atenção e Luta contra o #Lúpus
    Faço das suas palavras as minhas :)
    “A campanha ajuda a conscientizar a sociedade para a importância do diagnóstico logo no início da manifestação da doença.
    O atraso compromete o tratamento e por isso o Lúpus deve ser mais divulgado."
    #LúpustemqueterAtenção
    #Lúpusleslesblogspot♡

    ResponderExcluir