quarta-feira, 11 de março de 2015

Lúpus é tema de Encontro - Londrina

Atividade faz parte da 23ª Semana Municipal da Mulher;  Londrina passa a ter a Semana de Conscientização Sobre o Lúpus Eritematoso Sistêmico

Nesta quarta-feira (11), das 19 às 22 horas, será realizado o “Encontro Municipal sobre Lúpus: para uma metamorfose feminina”.

O objetivo é contribuir para a criação de políticas públicas voltadas para o enfrentamento da doença.

Serão utilizados depoimentos de pacientes, vídeos e a participação de médicos especialistas no assunto.

A atividade será na Câmara Municipal de Londrina (CML), na rua Governador Parigot de Souza, 145.

A entrada é gratuita. A atividade integra a 23ª Semana Municipal da Mulher.

Durante o encontro estará presente a presidente da Associação Feminina: É Hora de Viver”, Sandra Maria de Souza, a médica especialista em reumatologia Margarida de Fátima Fernandes de Carvalho, além de mulheres lúpicas que irão compartilhar suas experiências com a doença. A secretária de Políticas para as Mulheres, Sônia Medeiros, convida para o encontro, a comunidade em geral e em especial as famílias de mulheres que tenham a doença.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR), o Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES) é uma doença inflamatória crônica, que afeta o sistema imunológico, porém não é contagiosa. Os principais sintomas são lesões de pele, fotossensibilidade, dores articulares e inflamação das membranas que recobrem os pulmões e o coração.

As pessoas diagnosticadas com a doença, em sua maioria mulheres entre 20 e 45 anos, precisam fazer o tratamento que ameniza parte dos sintomas. Para isso, a participação e o apoio dos familiares ao tratamento é de extrema importância. “Nós queremos que a pessoa lúpica, passe por um processo no qual ela realmente tenha condições de enfrentar a doença, buscando apoio médico, enfrentando as barreiras da doença e consequentemente o medo pelo desconhecido”, enfatizou a secretária.

Lei 12.148 - Por meio da Lei 12.148, o prefeito Alexandre Kireeff instituiu no calendário de Comemorações Oficiais do Município, a semana do mês de maio que contenha o dia 10, como a Semana de Conscientização sobre o Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES).

A lei foi uma iniciativa de vereadores municipais e tem a finalidade de promover campanhas de conscientização, seminários, palestras e cursos sobre a doença no âmbito do Município de Londrina. “O prefeito se sensibilizou. Com o apoio dos vereadores e vereadoras fizemos uma mobilização importante, instituindo no Calendário Municipal o dia 10 de Maio como o Dia do Lúpus”, disse a secretária.

O Encontro Municipal sobre Lúpus é realizado pela Prefeitura Municipal de Londrina por meio da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres e Secretaria Municipal de Saúde, além da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara Municipal de Londrina e da Associação de Mulheres É Hora de Viver. A atividade tem o apoio da Associação Nós do Poder Rosa; Comissão da Mulher Advogada - OAB Londrina; Conselho Regional de Farmácia do Paraná – Região de Londrina; Conselho Municipal dos Direitos da Mulher; Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente; Conselho Municipal da Saúde; Sindicato dos Bancários de Londrina e Universidade Estadual de Londrina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário