sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Doenças reumáticas podem atingir pessoas de todas as idades


Se engana quem pensa que o reumatismo é doença de velho.
Veja os sintomas e tratamento dessas doenças.
19/02/2015 Do G1 em Sa~Paulo



O reumatismo se refere a qualquer dor nas articulações e se engana quem pensa que é doença de velho. Esse foi o tema do Bem Estar desta quinta-feira (19). Você sente dor nas articulações? Tem lúpus? Artrite? Artrose? Fibromialgia? Mostramos como combater as dores e cuidar dessas doenças. Participaram do programa a consultora e pediatra Ana Escobar e o reumatologista Cristiano Zerbini.

Cada doença tem sua característica. A artrite reumatoide ocorre quando há uma alteração do sistema imunológico, que ataca as articulações. Os sintomas mais comuns são: dor, edema, calor e vermelhidão nas articulações, rigidez matinal, deformidade das articulações. A artrite não tem cura, nem prevenção, mas pode ser controlada. Já a artrose (ou osteoartrose) é diferente da artrite. Não é uma inflamação, é um desgaste da cartilagem das articulações. Nas mulheres, acomete mãos e joelhos. Nos homens, articulação coxofemoral. Exercícios físicos são indicados para a prevenção.

Outra doença reumática é a gota, uma inflamação das articulações por acúmulo de ácido úrico. Aparece principalmente nas articulações do dedão do pé, tornozelos e joelhos. Os sintomas são: dor aguda e inchaço. Não há cura definitiva, mas dá para controlar os sintomas. O lúpus afeta vários órgãos e é uma doença autoimune. Os sintomas podem surgir de repente – dor nas articulações, febre, fadiga, lesões na pele, foto-sensibilidade. Também existe tratamento, mas não cura definitiva.
Já a fibromialgia é uma síndrome que se manifesta com dor em todo corpo, principalmente na musculatura. A dor acomete o corpo todo, além de fadiga, alteração no sono, ansiedade, depressão e alterações intestinais. Alongamento, musculação e atividades aeróbicas são indicados para melhora dos sintomas, já que não há cura.
Crianças
As crianças também podem ter doenças reumáticas. O tratamento é o mesmo. Vale prestar atenção para saber se a criança tem algum dos problemas: febre ou artrite, dificuldade de movimentar algum membro e lesões na pele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário