terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Pulsoterapia

O que é pulsoterapia?
Consiste na administração de doses elevadas de corticosteróide por via endovenosa, durante curto período de tempo, em sessões, podendo haver associação com imunossupressor antineoplásico. Sua finalidade é controlar rapidamente o processo inflamatório das doenças difusas do tecido conjuntivo.

Indicação
Esta terapia está indicada no tratamento de uma ampla variedade de doenças crônicas, auto - imune em crianças e adultos.
Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES), Esclerose Múltipla e Doença de Devic.

Qual a duração de cada sessão?
Cada sessão de pulsoterapia em adulto consiste na infusão de duas a três horas, de uma solução endovenosa prescrita pelo médico, por 3 ou 5 dias, encurta a duração dos surtos, pois age diminuindo a inflamação e apresenta início de ação rápido.
Geralmente, após a administração venosa, segue-se com corticóide via oral (prednisona) por 5 dias ou mais, reduzindo-se a dose gradualmente até a suspensão.

Quais são as soluções utilizadas?
Corticosteroide- Metilprednisolona (Solu-Medrol), em soro fisiológico ou soro glicosado.
Frequentemente associa-se Ciclofosfamida (imunossupressor), Metoclopramida ou Ondasentrona (antieméticos).

É necessário internação para administração de corticoide endovenosoA administração de corticoide endovenoso deve ser realizada em regime hospitalar ou ambulatorial, mas nem sempre é necessária internação, que é um critério médico baseado no histórico e avaliação da gravidade do paciente.
Em regime de internação ou não, o paciente deve receber supervisão médica, orientação e assistência de enfermagem durante e após a pulsoterapia com corticóides – isto é fundamental, pois efeitos colaterais podem ocorrer.

Fonte:
Consenso Expandido do BCTRIMS para Tratamento da Esclerose Múltipla. Arq Neuropsiquiatr 2002; 60(3-B):881-886

Polman CH, Thompson AJ, Murray TJ, Bowling AC, Noseworthy JH. MS: the Guide Sixth Edition

Braunwald E, Fauci AS, Kasper DL, Hauser SL, Longo DL, Jameson JL. Harrison Medicina Interna. 15ª Edição. Rio de Janeiro, Guanabara Koogan S.A 2001:171: 2612
Postado por Su Estevam

#Compartilhando
#LúpusLesLes ƸӜƷ

Nenhum comentário:

Postar um comentário