quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

I Encontro de atenção à pessoa com Lúpus em Petrolina, PE


 G1  PETROLINA E REGIÃO
I Encontro de atenção à pessoa com Lúpus é promovido em Petrolina, PE
Encontro será no dia 15 de janeiro no Centro de Convenções de Petrolina. Evento é gratuito, um espaço de acolhimento para pessoas com lúpus.
13/01/2015 21h02 - Atualizado em 13/01/2015 21h02
Do G1 Petrolina

Através de atividades lúdicas, pessoas com lúpus
descobrem como conviver com a doença.
(Foto: Fabiana Bezerra/ Arquivo pessoal)
A cidade de Petrolina, no Sertão pernambucano, vai sediar no dia 15 de janeiro, o I Encontro do Projeto de Atenção à Pessoa com Lúpus. O evento será realizado no Centro de Convenções Senador Nilo Coelho. A atividade objetiva tirar dúvidas e esclarecer o que é o lúpus, além de ofertar um espaço de acolhimento para familiares e pessoas com a doença autoimune. A entrada é gratuita e não é necessário inscrição prévia.
De acordo com a idealizadora do projeto, a psicóloga Fabiana Bezerra, a realização do encontro em Petrolina representa a maturidade do projeto que começou em 2012 em Juazeiro, na Bahia. “Tendo em vista que pessoas com lúpus de Petrolina precisavam cruzar a ponte para participar dos encontros em Juazeiro, na Bahia, resolvemos promover esse encontro e ofertar para pessoas e familiares da cidade. A ideia é que as mesmas ações feitas em Juazeiro sejam aplicadas também em Petrolina”, destaca.
O encontro vai iniciar às 18h30 e está prevista palestras com a psicóloga Fabiana Bezerra e com o médico Reumatologista Luis Eugênio Pinto que é formado pelo Hospital Federal dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro e membro da Sociedade Brasileira de Reumatologia. Haverá ainda rodas de conversa com membros do projeto e profissionais de saúde do Vale do São Francisco. Além disso, serão distribuídos panfletos educativos sobre lúpus.
O Projeto de Atenção à Pessoa com Lúpus conta com cerca de 15 membros e que já são multiplicadores de informação.“O projeto iniciou através de um estágio que fiz durante a graduação e psicologia. As pessoas que começaram já estão emancipadas e gerindo o projeto”, explica Fabiana Bezerra.

Sobre lúpus
O lúpus é uma doença autoimune crônica que atinge em sua maioria mulheres. Conhecida como uma doença de mil faces, o lúpus se manifesta de várias maneiras, queda de cabelo, peso, dores articulares, manchas pelo corpo, uma mancha no rosto em formato de borboleta, entre outros sintomas.
Serviço
I Encontro do Projeto de Atenção à Pessoa com Lúpus
Data: 15 de janeiro
Horário: 18h30
Local: Centro de Convenções de Petrolina
Telefone de contato: (74) 9139 6041/ (74) 8815 0730

Nenhum comentário:

Postar um comentário