domingo, 19 de outubro de 2014

(Atenção) Água de coco é saudável, mas não está liberada para todo mundo

Para quem é hipertenso ou tem problemas renais é preciso dosar a quantidade



23/02/2014 - 18h38 - Atualizado em 24/02/2014 - 06h52
Autor: João Carlos Fraga | jcarlosjornal@gmail.com

Foto: Divulgação
Os nutrientes da água de coco podem alterar as taxas de quem tem problema renal
A água de coco é uma substância preciosa. Contém poucas calorias, hidrata e refresca, ainda mais no calor desse verão.

Mas nem todos podem desfrutar da bebida. Pessoas com problemas renais devem evitá-la para não agravar os problemas de saúde, como a falência do orgão.

“A água de coco tem nutrientes que podem prejudicar os rins. Ela tem potássio e fosfato, além de vários nutrientes que podem alterar as taxas para quem tem problema renal”, destaca a nutricionista Daniele Serrano. 

O potássio e o fósforo são eliminados do organismo pelos rins. No paciente renal, a eliminação dessas substâncias forçam o orgão e agravam a doença.

Contudo, para a especialista, o consumo da água de coco deve levar em conta a gravidade da doença renal.

“Vai depender do problema. Se a pessoa faz hemodiálise, ou se é renal conservador, que é aquele que faz o controle para não piorar a doença. Mas tem que ter orientação médica para tomar”.

Hipertensos

Pessoas hipertensas também devem evitar o consumo exagerado da água de coco. 

“São 25 miligramas de sódio para cada 20 ml de água de coco. Não é muito, mas se o hipertenso passar disso, no dia, pode causar algum problema”, diz Daniele.

Quem deve evitar

Problemas nos rins

Gravidade
Dependendo da gravidade da doença nos rins, a pessoa deve evitar ingerir a água de coco. Neste caso, deve-se ter recomendação médica para fazer o uso da bebida.

Líquido
Além dos nutriente que prejudicam o rins, a água de coco é um líquido. e um dos pontos do tratamento para a pessoa com problema renal é exatamente o controle da quantidade de líquido eliminada pelo órgão.

Prejuízos
De acordo com a gravidade da doença, principalmente para os que fazem o tratamento de hemodiálise, a água de coco pode vir a provocar falência no órgão

Hipertenso

Prejuízo
A água de coco contém sódio, entre os nutrientes. O excesso desse composto pode aumentar a pressão arterial em quem sofre de hipertensão arterial.

Recomendado
Para os hipertensos, é recomendado ingerir, no máximo, 200 ml de água de coco por dia. Acima desse valor, o líquido pode causar problemas nesta parcela da população.

Converse com o seu Médico a respeito ok :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário