segunda-feira, 1 de setembro de 2014

(Transferência, Já) Jovem de 21 anos que sofre de lúpus luta para conseguir leito em UTI no RS

21/08/2014 23h10 - Atualizado em 21/08/2014 23h13

Jovem de 21 anos que sofre de lúpus luta para conseguir leito em UTI no RS

Justiça ordenou transferência, mas até agora nada foi feito, diz família. 
Paciente está internada em hospital de Alegrete desde o dia 2 de agosto.

Peterson FurlanDa RBS TV
Marido luta para conseguir transferência da esposa que sofre de lúpus (Foto: Reprodução/RBS TV)
Marido diz que já tentou de tudo para conseguir transferência da jovem (Foto: Reprodução/RBS TV)

A família de uma jovem de 21 anos que sofre de lúpus, uma doença rara que ataca o sistema imunológico, luta para conseguir um leito de UTI especializada no Rio Grande do Sul. Internada desde o dia 2 de agosto na Santa Casa de Alegrete, na Fronteira Oeste, ela precisa de uma transferência para outro hospital, mas nem com determinação da Justiça a família consegue uma vaga pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Segundo o médico responsável pelo tratamento da jovem, a Santa Casa não possui recursos avançados para tratar dos rins e pulmão da paciente. “Além do que nós estamos fazendo, o tratamento da doença de base, que é o lúpus, e a hemodiálise para o rim funcionar, o acompanhamento e tratamentos mais especializados precisam ocorrer em um centro de nefrologia”, diz o médico Pedro Oscar.
A unidade no município possui apenas nove leitos de UTI básica de saúde. “Alegrete tem uma UTI básica que atende nossas necessidades. O problema é que, quando precisamos de UTI mais especializada, caímos em grande problema , que é falta de leitos de UTI no estado”, completa o médico.
O marido da jovem, Daimerson Neves, auxiliar de cozinha, está inconformado com a situação. Um laudo entregue pelo médico atesta o risco de morte da esposa. A família já entrou na Justiça, que ordenou a transferência. Mas até agora nada foi feito.
“Nós temos um filho de apenas dois anos e, toda a vez que eu chego em casa, ele só diz para mim que quer a mãe dele, ele chama pela mãe. Ao mesmo tempo, eu chego no hospital e ela só me diz para eu não deixar ela morrer ali. Todos os caminhos que eu procurei não levaram a nada”, lamenta.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Alegrete, que monitora a situação da jovem junto à Central de Leitos de Porto Alegre, o tratamento terá continuidade, enquanto a paciente aguarda pela transferência.
“No dia 15 de agosto, ela foi cadastrada na Central de Regulação de Leitos do Rio Grande do Sul e na Central de Leitos de Porto Alegre. A médica responsável pela central do Estado nos informa que, para a fase aguda da necessidade, a menina já está recebendo tratamento. E precisa do prosseguimento posterior em hospital de alta complexidade”, diz a secretária Maria do Orto.
Laudo médico afirma que paciente com lúpus corre risco de morte ( Foto: Reprodução/RBS TV )

Um comentário:

  1. Não sei como nos dias de hj ainda encontramos tantos desafios para termos um bom tratamento. Os Governantes deste Pais tem que dar ++++ Atenção a Saúde. A Transferência tem que ser pra Já :( com Lúpus e com a saúde não se brinca.

    ResponderExcluir