terça-feira, 22 de julho de 2014

ALERTA: Meningite também pode ser transmitida por caramujos




17/07/2014

ALERTA: Meningite também pode ser transmitida por caramujos


Tempo de áudio – 02'40''
LOC/REPÓRTER: A meningite é uma doença que ataca as três membranas responsáveis por proteger a medula espinhal, o encéfalo e outras partes do sistema nervoso central. Em casos graves, pode deixar sequelas e até matar. A doença é provocada por vírus e bactérias, mas também pode ser causada por um verme que vive em moluscos. De acordo com a bióloga e chefe do laboratório de estudos de moluscos do Instituto Oswaldo Cruz, Silvana Thiengo, o principal transmissor desse tipo de meningite no Brasil é o caramujo gigante africano:
TEC/SONORA: bióloga e chefe do laboratório de estudos de moluscos do Instituto Oswaldo Cruz - Silvana Thiengo
"Que é um caramujo que foi introduzido no Brasil para ser utilizado na alimentação, mas as pessoas desistiram, não têm hábito de comer caramujo no Brasil e eles se proliferaram. Hoje em dia, a gente tem relatos desse caramujo em todo o Brasil, praticamente todo o Brasil está infestado, e eles estão dentro das populações, próximos das casas, nos quintais, nos jardins, nas praças. Então o contato com as pessoas é muito facilitado."
LOC/REPÓRTER: A dona de casa, Eliza Dias, adora cuidar da horta que tem em casa. Depois  que ficou  sabendo sobre os  riscos do contato com os caramujos , ela conta que vai redobrar os cuidados .
TEC/SONORA: dona de casa – Eliza Dias
"Eu nem sequer usava luva. Às vezes ia misturar o adubo e mexia com as mãos com a ajuda de uma pazinha e encontrei vários e muitos, mas, na minha opinião, achava que aquilo era bom para a planta e aí eu só misturava, não tirava nenhum. Agora é luva e se eu vir algum já tiro logo."
LOC/REPÓRTER: A bióloga Silvana Thiengo, vinculada ao Instituto Oswaldo Cruz, explica que a pessoa contrai a meningite transmitida por caramujos se consumir verduras, legumes e frutas contaminadas com as larvas do verme encontradas no muco do molusco. Para evitar a contaminação, Silvana Thiengo recomenda medidas preventivas.
TEC/SONORA: bióloga e chefe do laboratório de estudos de moluscos do Instituto Oswaldo Cruz - Silvana Thiengo
"Lavar bem as hortaliças antes de serem consumidas e depois deixar de molho numa solução que tenha hipoclorito de sódio que é uma colher de sopa de água sanitária, misturada num litro de água durante 30 minutos e depois dar mais uma lavadinha na água filtrada e, sempre que for fazer catação do caramujo, é importante que você use sacos plásticos, luvas, que você proteja as mãos para não ter o contato direto com aquela baba, com aquele muco do molusco onde pode estar a larva do parasito."
LOC/REPÓRTER: A bióloga Silvana Thiengo, vinculada ao Instituto Oswaldo Cruz, explica ainda que  é importante recolher  os ovos do caramujo, que costumam ficar semienterrados. Segundo ela, os ovos também podem estar contaminados com o verme responsável por causar a meningite.
Reportagem, Ana Cláudia Amorim

Clique Aqui para ouvir o Áudio
http://www.webradio.saude.gov.br/noticia.php?codigo_noticia=PDMS140523#.U87YcDnnUko.blogger

Produção da Web Rádio Saúde/Agência Saúde - Ascom/MS
Confira a programação ao vivonotícias e podcasts da Web Rádio Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário