quinta-feira, 27 de junho de 2013

Papel da vitamina D no lúpus eritematoso sistêmico


RESUMO
Além do papel na homeostase do cálcio, acredita-se que a forma ativa da vitamina D apresente efeitos imunomoduladores, suprimindo ou ativando o sistema imune.

Estudos recentes têm relacionado a deficiência ou a insuficiência de vitamina D a várias doenças autoimunes, como Lúpus eritematoso sistêmico, Artrite Reumatoide, Diabetes Mellitus tipo 1 e Esclerose múltipla. Dessa forma, o presente trabalho buscou descrever o metabolismo da vitamina D e suas funções, enfatizando sua ação no sistema imune bem como a participação no Lúpus Eritematoso Sistêmico. Todas as evidências encontradas estão voltadas para a relação entre baixos níveis de vitamina D e manifestações clínicas do lúpus eritematoso sistêmico, porém ainda não está definido se a suplementação ou recuperação desses níveis possa influir na atividade da doença. Dessa forma, há necessidade de mais estudos para avaliar os possíveis benefícios terapêuticos da suplementação de vitamina D no lúpus eritematoso sistêmico.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Evidências sugerem que a vitamina D tenha um grande potencial na regulação da resposta imunológica. 
Diversos estudos têm demonstrado que a deficiência e a insuficiência de vitamina D estão presentes em várias doenças autoimunes, em especial no LES: seus níveis estão inversamente relacionados com a atividade de doença. Todas as evidências estão voltadas para a relação entre baixos níveis de vitamina D e manifestação do LES, porém ainda não está definido se a suplementação ou recuperação desses níveis pode influir em maior período de remissão ou, ainda, pode ter uma repercussão na atividade da doença. Dessa forma, mais estudos são necessários para avaliar os possíveis benefícios terapêuticos da suplementação de vitamina D sobre as doenças autoimunes, em especial sobre o LES.
http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1415-52732012000400010&script=sci_arttext 


                     VITAMINA D e a RESPONSABILIDADE CIVIL DO MÉDICO
ATENÇÃO: o uso preventivo do Vitamina D3 é DIFERENTE do uso terapêutico deste hormônio-vitamina, que exige sempre a orientação e acompanhamento de médico com treinamento adequado para ser responsável pela avaliação caso a caso e a específica determinação de dosagem, em contrário haverá sérios danos à saúde.
EXIJAM  de seus médicos que se atualizem sobre este avanço fundamental na Medicina para que você e mais pessoas possam se beneficiar destes tratamentos de baixo custo já reconhecidos internacionalmente. É OBRIGAÇÃO legal do médico manter-se ATUALIZADO sobre os avanços da ciência médica e sobre este tratamento existem milhares de publicações altamente conceituadas na comunidade médica internacional. Os médicos e seus órgãos gestores não podem – sob pena de responsabilidade civil e criminal, em havendo dano para o paciente, evitável para a saúde dele pelo conhecimento médico atual disponível na comunidade médica internacional –  deixarem-se subordinar às motivações da Indústria Farmacêutica, que não tem interesse algum na cura das doenças autoimunes, pois ganha fortunas diariamente com a venda de remédios alopatas que não curam e, quando muito para alguns, apenas amenizam os efeitos dessas patologias, além de causar diversos outros  colaterais para a saúde do paciente.

http://biodireitomedicina.wordpress.com/tag/unifesp/ 


                           Dr Cicero Galli Coimbra e Daniel Cunha - Vitamina D Sem Censura

      Alimentos que são ricos em Vitamina D



2 comentários:

  1. Peça para o seu médico verificar como anda a dosagem de Vitamina D no seu organismo,o exame de sangue ( 25-hidroxi vitamina D) .
    Eu desde o começo do meu tratamento faço uso do Calciferol (Vitamina D)

    ResponderExcluir
  2. Descobri a pouco tempo que para a melhor absorvição da Vitamina D em nosso organismo, não é recomendado tomar ela com água,a minha médica disse que o melhor seria tomar pura ou colocar em 1 pedacinho de pão :)

    ResponderExcluir