segunda-feira, 6 de maio de 2013

Todos em uma só causa !!! * Campanha do Dia 10 de Maio Dia Internacional e de Atenção ao Lúpus* com o grupo Lima Comunicação * Artistas *Clube de Futebol Vitória e a Associação Bahiana LOBA .












 A Associação Bahiana de Lúpus pretende mobilizar uma grande concentração de portadores da doença, familiares e amigos, para comemorar em 10 de maio o “Dia Internacional do Lúpus”. Diversas ações estão previstas para divulgar a concentração e o Vitória deu o pontapé inicial neste domingo, por ocasião do jogo contra o Juazeiro, com os jogadores entrando em campo com uma faixa de apoio à campanha.
“O slogan ‘Vitória contra o Lúpus’ resume o nosso objetivo geral e se encaixa perfeitamente com o papel social do Vitória. Não conheço nenhum clube de futebol que divulgue a doença. Assim, depois do sucesso que vocês tiveram com a campanha de doação de sangue em 2012, eu fiquei pensando que o Vitória poderia nos ajudar”,  agradece o médico Mittermayer Santiago, coordenador do Ambulatório de Lúpus e professor adjunto da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.
A concentração no dia 10 de maio está programada às 9 horas em frente ao prédio da Secretaria Estadual de Saúde, no Centro Administrativo da Bahia.

O que é
O lúpus é uma doença que acomete principalmente mulheres jovens no período mais produtivo da vida. Tem como base a produção de anticorpos contra várias partes do organismo e dessa forma as manifestações clínicas são muito variadas, o que às vezes dificulta o seu diagnóstico.
Pesquisas realizadas em outros países têm demonstrado que a freqüência da doença é de cerca de 50 casos por 100 mil habitantes. Cerca de 5 milhões de pessoas sofrem de lúpus no mundo. Tais pesquisas têm também revelado que a doença é mais comum e mais grave em pessoas da raça negra e que piora com a exposição ao sol.
“Curiosamente, até o momento, não se sabe o número de casos dessa enfermidade na Bahia, Estado com o maior número de indivíduos da raça negra do país e onde o sol brilha durante todo o ano.  O ambulatório de Lúpus da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP) que é o centro de referência para o tratamento da doença no nosso Estado para pacientes do SUS, tem cerca de 500 pacientes em acompanhamento, mas esse número corresponde apenas a uma parcela do total de casos da Bahia. Tomando-se como base as estatísticas de outros países, pode-se calcular que só em Salvador deve existir mais de 1.200 casos da doença”, revela  Mittermayer Santiago.
.
Sintomas
Os sintomas do lúpus são muito variados e os pacientes referem freqüentemente dor e inchação em articulações, manchas no rosto que são sensíveis à exposição solar conhecidas como “asa de borboleta”, queda intensa de cabelos, febre e perda de peso, inflamação de pleura (membrana que recobre o pulmão), queda de glóbulos brancos no sangue (leucopenia) e inchação em todo o corpo devido a alterações renais. É importante salientar que o lúpus pode ser uma doença limitada à pele, sem envolver órgãos internos, mas recomenda-se que mesmo nesses casos o paciente deva fazer uma avaliação com um reumatologista, médico que trata desse problema, pois muitas características da doença podem ser detectadas apenas com exames laboratoriais.
É também muito importante lembrar que a despeito de envolver a pele, o lúpus não “pega” ou “passa” para pessoas próximas. Do mesmo modo, a doença não é hereditária, ou seja, não passa de pai para filho, embora seja possível encontrar mais de uma pessoa com o problema na mesma família.
Muitos artistas têm ajudado a divulgar a doença  http://www.ecvitoria.com.br/noticias/2441-vitoria-contra-o-lupus 






  Lima Comunicação (O ator e diretor teatral Harildo Deda participou das gravações da Campanha Vitória contra a Lúpus. Entre também nessa campanha contra a doença.)


Vários artistas já vestiram a camisa da Campanha Vitória contra a Lúpus. Veja a nota na Coluna de Telma Avarenga.  (Jornal Correio da Bahia - 02/05/13)

Colunistas

 

TELMA ALVARENGA

Coluna Vip

Famosos contra o lúpus
Artistas, como Mariene de Castro, Luís Miranda, Fernando Guerreiro e Harildo Déda, vestiram a camisa da campanha Vitória Contra o Lúpus. As gravações, para um comercial de TV, foram nos estúdios da TêmDendê Produções, na Pituba. Astrid Fontenelle, que é portadora da doença, também é voluntária do projeto. Ela gravou em casa, em São Paulo. A mobilização, coordenada pela Associação Baiana de Lúpus, é para reinvidicar um centro público para o tratamento do mal, em Salvador. Em 10 de maio, Dia Mundial do Lúpus, haverá um protesto em frente à secretaria estadual de Saúde. Em tempo: o lúpus é uma doença crônica, não tem cura, mas pode ser controlada por medicamentos.
http://www.correio24horas.com.br/colunistas/detalhes/artigo/coluna-vip-exposicao-gil-70-chega-a-salvador-em-agosto/

Nenhum comentário:

Postar um comentário