sábado, 28 de julho de 2012

Paciente com Lúpus tera folhetos informativos em BH

Material leva informações 

a pacientes com lúpus

Publicado em Saúde
26 de julho de 2012


 Pacientes com lúpus atendidos no Hospital das Clínicas da UFMG e em outros hospitais e postos de saúde de Belo Horizonte terão acesso a mais informações sobre a doença por meio de um material impresso elaborado por estudantes do curso de Medicina, sob supervisão da professora do departamento de Aparelho Locomotor, Cristina Lanna, e produzido pela Assessoria de Comunicação Social (ACS) da Faculdade.


O material, que consiste em quatro folhetos informativos, foi criado com o objetivo de ajudar na prevenção das doenças cardiovasculares associadas ao lúpus e aborda separadamente hipertensão arterial, obesidade, tabagismo e exercícios físicos. “Pacientes com lúpus podem apresentar doença aterosclerótica, que leva à obstrução das artérias e, consequentemente, são fatores de risco para acidentes cardiovasculares”, explica Cristina Lanna.
A professora acredita que a iniciativa é uma forma de envolver o estudante de Medicina, na medida em que o aluno assume a responsabilidade pelo conteúdo difundido. “Desta forma podemos levar a informação útil ao paciente de forma clara e objetiva e, além de envolver os familiares no tratamento, também conseguimos que os futuros médicos se comprometam de forma mais efetiva no atendimento”, observa a professora.

Lúpus

O lúpus é uma doença inflamatória crônica, caracterizada pela produção desorganizada de anticorpos. Como outras doenças autoimunes, o sistema imunológico, responsável pela defesa do organismo, passa a atacar células, órgãos e tecidos saudáveis do corpo. É resultado da combinação entre predisposição genética e fatores ambientais, sendo mais comum em mulheres jovens, embora exista, com menor incidência, o lúpus infantil. A Sociedade Brasileira de Reumatologia estima que 65 mil pessoas tenham a doença no Brasil.

De acordo com Cristina Lanna, pacientes com lúpus geralmente apresentam um ou mais sintomas, que incluem mal-estar, fadiga, febre, perda de peso, dores musculares, inflamações nas articulações, na pele, nos rins, entre outras. Apesar de ser uma doença sem cura, o portador de lúpus consegue estabilizar o quadro quando submetido a um tratamento adequado, feito por meio de dieta balanceada, anti-inflamatórios, corticoides, imunossupressores, proteção solar e analgésicos, de acordo com a necessidade específica de cada pessoa.“O controle da doença é possível e permite que o paciente trabalhe, constitua família, viaje, enfim, tenha uma vida normal e feliz”, garante a professora.

Assessoria de Comunicação Social da Faculdade de Medicina da UFMG
jornalismo@medicina.ufmg.br


http://www.medicina.ufmg.br/noticias/?p=29045

2 comentários:

  1. Olá...Sou do interior de SP. Teria como eu conseguir um exemplar do folheto? Por favor deixe comentário em:
    http://alepoleslencoislupus.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Cidinha eu tbm sou daqui de SP, eu ainda não sei ++ se eu tiver alguma informação a respeito te avisarei ok Bjs ♥♥

    ResponderExcluir