segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

***Unifesp seleciona voluntários para pesquisas em SP***

        

05/12/2011 12h33

Unifesp seleciona voluntários 

para pesquisas em SP

Paciente pode participar de estudo sobre zumbido etc...
Veja a lista das pesquisas que requisitam voluntários.



A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) recruta voluntários para desenvolver pesquisas e estudos em diversas áreas, como zumbido no ouvido, obesidade na adolescência e fibromialgia. Para participar, o paciente precisa entrar em contato com os responsáveis pelas pesquisas.
Em busca de novos caminhos para o tratamento de doenças e pelo avanço da medicina, a Unifesp realiza cerca de mil pesquisas todos os anos. Atualmente, mais de 500 estão em andamento. O aposentado Gaetano Duarte, 76 anos, é um dos pacientes da pesquisa sobre zumbido. No Brasil, 28 milhões de pessoas convivem 24 horas com um barulho insuportável. “É tipo uma panela de pressão”, diz Duarte.
A neurocientista Maura Laureano explica que o zumbido pode atrapalhar o sono. “A pessoa que tem zumbido pode ficar mais ansiosa, maior índice de depressão, irritabilidade, falta de concentração. Distúrbio do sono também". O zumbido é causado principalmente pela perda de audição, mas o colesterol alto, diabetes, sal, açúcar, cigarro e cafeína em excesso também ajudam a desencadear a chiadeira.
Maria Aparecida Emerick, 68 anos, faz parte do grupo de 25 voluntários que recebem sessões de agulhas para diminuir os sintomas. “Ela equilibra as alterações enérgicas do paciente e são essas alterações que causam o sintoma, no caso dela o zumbido”, diz o pesquisador Ector Onishi.
A natação é testada como ferramenta que pode combater a fibromialgia, doença que causa fortes dores em todo o corpo. “A dor é como se tivesse umas agulhas nas costas, trapézio”, diz a contadora Inês Pereira.
Cada pesquisa precisa de voluntários diferentes. Cada paciente recebe um termo de consentimento livre e esclarecido que explica tudo o que acontecerá com a pessoa. No Brasil, os voluntários não ganham dinheiro para participar do estudo. Quem se inscreve, antes de ser aprovado passa por triagem de exames clínicos, entrevista e questionário.

PESQUISA DESCRIÇÃO INSCRIÇÕES
Zumbido Os voluntários passam por exames de audiometria para checar se tem ou não perda de audição. Se tiver, não pode participar da pesquisa. Ainda há 35 vagas para pessoas com zunido e 20 vagas para pessoas saudáveis (grupo controle).  Inscrições podem ser feitas pelos telefones: (11) 5576-4845 ou (15) 9705-5433, falar com Luci ou Maura.
Fibromialgia Pesquisa recruta mulheres que tenham entre 18 e 60 anos com diagnóstico de fibromialgia e que saibam nadar. Nem todas as voluntárias irão nadar: um grupo fará caminhada por três vezes por semana e outro natação. Quem quiser se inscrever deve falar com Giovana Fernandes, através do telefone (11) 8498-7581.
Interferência de películas filtrantes automotivas na visão do motorista Voluntários com idade entre 45 e 65 anos, de ambos os sexos, para a pesquisa. O voluntário não pode ter histórico de doença ocular grave, diabetes, hipertensão. Inscrições: (11) 5583-1994, falar com Ariane ou pelo e-mail kapt@kapt.com.br.
Obesidade na adolescência Recrutamento de adolescentes obesos com idade entre 15 e 19 anos e disponibilidade de horário no período da tarde, para participarem como voluntários. Quem quiser se inscrever tem que entrar em contato pelo telefone (11) 5572-0177, das 9h às 16h, para agendar uma entrevista até o dia 15 de dezembro.
Meditação e transtorno do déficit de atenção e hiperatividade Pesquisa tem duração de 10 semanas. Os interessados podem ser de ambos os sexos, com idade entre 18 e 40 anos, ter pelo menos oito anos de escolaridade e não deve ter experiências anteriores com medicação ou terapia em grupo. São 45 vagas disponíveis. Os interessados devem entrar em contato com Viviane Freire Bueno pelo telefone (11) 8243-1467 ou pelo e-mail vivianefbueno@gmail.com.
Enxaqueca e distúrbios do sono em crianças (grupo controle) Crianças de ambos os sexos com idade entre 6 e 12 anos sem queixas de enxaqueca para analisar a relação entre enxaqueca e distúrbios de sono nas crianças. Os participantes serão avaliados através de exame de polissonografia, que será feito no Instituto do Sono. As crianças terão que dormir uma noite no Instituto, juntamente com um responsável. Os interessados deverão procurar o Ambulatório de Neurologia, balcão 5, à Rua Napoleão de Barros, 771. O atendimento será realizado todas as quintas-feiras das 10h às 12h. O agendamento pode ser feito de segunda a sexta feira, das 09h às 11h com Daniel Eugênio, no telefone (11) 5576-4139 ou pelo endereço eletrônico daniel.eugenio@unifesp.br
Tratamento de insônia Voluntários, com idade entre 20 e 64 anos, que tenham dificuldades em dormir, para estudo com o objetivo de tratar a insônia. O voluntário realizará exames de sono, responderá a alguns questionários e fará exame laboratorial. O tempo de duração do estudo será de cerca de dois meses e, durante este período, ele deverá comparecer ao centro de pesquisa para quatro visitas. Inscrições pelos telefones (11) 5908-7098 / 7094 / 7344 / 7121.


Voluntários de estudo científico ganham tratamento de saúde gratuito e de qualidade

http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2011/12/unifesp-seleciona-voluntarios-para-pesquisas-em-sp.html
http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1719764-7823-VOLUNTARIOS+DE+ESTUDO+CIENTIFICO+GANHAM+TRATAMENTO+DE+SAUDE+GRATUITO+E+DE+QUALIDADE,00.html 

Nenhum comentário:

Postar um comentário