quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Osteoporose e Lúpus



Osteoporose

Éuma doença que leva à perda de massa óssea e à fragilização do osso, aumentando o risco de fraturas.

 Osso longo - OsteoporoseOs nossos ossos não são todos maciços como a sua aparência sugere e nosso esqueleto não é apenas uma estrutura de sustentação, mas sim, um órgão vivo com várias funções no organismo.

Na parte externa (cortical) o osso é compacto e tem uma aparência sólida. Porém, no seu interior ele é trabeculado, com a aparência de uma esponja. É através desses espaços que passam os vasos sanguíneos e localiza-se a medula óssea.

O osso é composto então, por uma parte orgânica e outra mineral, composta basicamente de fosfato de cálcio (fósforo + cálcio).

A osteoporose é o distúrbio onde há redução da massa mineral, tanto do osso cortical quanto trabecular, levando a uma grande redução da densidade do osso, tornando-o mais frágil e menos resistentes aos traumas mecânicos normais do dia-a-dia. A palavra osteoporose significa osso poroso.

Como já foi dito, o osso não é uma estrutura sem vida com função apenas de dar sustentação mecânica ao corpo. Os ossos estão em constante renovação, um processo necessário para correção de micro lesões sofridas pelos traumatismos comuns do estresse mecânico diário. O organismo está o tempo todo destruindo e construindo ossos novos.

Para se manter forte e saudável, o osso necessita do aporte constante de minerais como o cálcio e fósforo, que é regulado pelas paratireóides, pelos rins e pela concentração de vitamina D no sangue.


Osteoporose
Osso normal x Osso com osteoporose
Até os 30 anos o corpo consegue manter a massa óssea bem estruturada. A partir dos 30, o processo de reabsorção óssea começa a ficar maior que o de a produção de osso novo, o que ao longo de vários anos leva ao desenvolvimento da osteoporose.

A osteoporose além de reduzir a densidade mineral do osso, também causa distúrbios na sua arquitetura natural, contribuindo ainda mais para sua fragilidade.

Fatores de risco para osteoporose

- Sexo feminino = 70% dos casos de osteoporose ocorrem em mulheres.
- Caucasianos (raça branca) e asiáticos.
- Baixa estatura e baixo peso.
- História familiar positiva.
- Menopausa (leia: MENOPAUSA | Sintomas e causas).
- Nunca ter engravidado.
- Sedentarismo.
- Baixa exposição solar = Fator de risco comum em que mora no hemisfério norte.
- Baixa ingestão de cálcio e vitamina D.
- Tabagismo (leia: COMO E PORQUE PARAR DE FUMAR CIGARRO).
- Consumo de bebidas alcoólicas (leia: EFEITOS DO ÁLCOOL E ALCOOLISMO).
- Consumo elevado de refrigerantes (?) = Há indícios porém ainda não se pode afirmar com 100% de certeza.

Doenças associadas a um maior risco de osteoporose

- Anorexia nervosa
- Depressão
- Hipertireoidismo (leia: DOENÇAS E SINTOMAS DA TIREÓIDE)
- Mieloma múltiplo (leia: ENTENDA O MIELOMA MÚLTIPLO)
- Anemia perniciosa (deficiência de vitamina B12)
- Síndrome de Cushing
- Doença de Crohn (leia: ENTENDA A DOENÇA DE CROHN E A RETOCOLITE ULCERATIVA)

Medicamentos associados a osteoporose

- Corticóides (cortisona) (leia: INDICAÇÕES E EFEITOS DA PREDNISONA E CORTICÓIDES)
- Fenitoína
- Carbamazepina
- L-Tiroxina (hormônio tireoidiano)
- Varfarina (leia: INTERAÇÕES COM A VARFARINA)
- Antidepressivos
- Heparina
- Metrotrexate
- Furosemida (leia: PARA QUE SERVEM OS DIURÉTICOS ?)

Sintomas da osteoporose

OsteoporoseA osteoporose é uma doença silenciosa e só costuma causar sintomas em fases avançadas. Os principais são as dores ósseas, principalmente dor lombar, fraturas e redução da estatura por colapsos das vértebras da coluna.

A fratura do colo do fêmur é muito comum em indivíduos idosos. Só nos EUA, ocorrem 250.000 novos casos por ano, geralmente associados a quedas. Quanto mais idoso for o paciente e mais grave for a osteoporose, maior o risco.

Além da fratura do colo do fêmur e das vértebras, também são comuns a fratura do punho e das costelas.

Osteoporose
Fratura da colo do fêmur
Diagnóstico da osteoporose

O melhor teste para se fazer o diagnóstico de osteoporose é a densitometria óssea. Os resultados são fornecidos através da comparação com a densidade óssea de pessoas jovens (T-score ou desvio padrão)

Os critérios para osteoporose segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS)

1. Densidade óssea normal = T-score entre 0 e -1
Osteoporose2. Osteopenia =  T-score  entre -1 e -2,5
3. Osteoporose =  T-score  menor que -2,5

Quanto mais baixo for o T-score, maior a gravidade da osteoporose e maiores os riscos de fraturas.

A osteopenia é uma redução da densidade óssea, porém ainda não é considerado osteoporose. Podemos dizer que é uma pré-osteoporose.

A densitometria óssea deve ser realizada em todas as mulheres acima de 65 anos ou naquelas em pós-menopausa que apresentem fatores de risco para osteoporose. Não há indicação para realização em homens a não ser que haja fatores de risco importantes.

Prevenção e tratamento da osteoporose

Na osteoporose o ditado "prevenir é melhor do que remediar" é especialmente verdadeiro, uma vez que, quando as lesões na arquitetura óssea causadas pela osteoporose estão presentes, elas são irreversíveis.

Os medicamentos não revertem a osteoporose, e portanto, o tratamento visa evitar a progressão da doença.

O tratamento está indicado em todos com critérios de osteopenia ou osteoporose na densitometria óssea.

Os medicamentos mais usados são:

- Reposição de cálcio e Vitamina D

- Bifosfonados (alendronato, risedronato, ácido zoledrônico) - Devem ser tomados em jejum com pelo menos 1 copo cheio de água e não se deve deitar por pelo menos 1 horas devido ao risco de grave refluxo e esofagite (leia: HÉRNIA DE HIATO E REFLUXO GASTROESOFÁGICO)

- Raloxifeno - É um modelador seletivo do receptor de estrogênio. É um medicamentos que age como se fosse estrogênio, mas não não o é. Apresenta os seus benefícios sem os seus efeitos colaterais.

- Estrogênios e reposição hormonal - Muito usado para tratar osteoporose até um passado recente, a reposição hormonal apesar de apresentar excelentes resultados traz consigo um aumento do risco de doenças cardiovasculares, trombose e câncer de mama. Por isso, não é mais indicado como tratamento de primeira linha para osteoporose e só deve ser usado em casos selecionados.

- Teriparatide - É um análogo do PTH, hormônio produzido pela paratireóide e responsável pelo controle do cálcio e do fósforo nos ossos. É um dos medicamentos mais promissores no tratamento da osteoporose, sendo o único até o momento que parece reverter parte das lesões já existentes. Ainda não há estudos completos sobre o seu perfil de segurança à longo prazo e o seu uso ainda está limitados a no máximo 2 anos.

Além do tratamento com drogas, é importante implementar mudanças nos hábitos de vida. Deve-se abandonar o cigarro e evitar excesso de bebidas alcoólicas. Deve-se praticar exercícios físicos, incluindo musculação e dar preferência a alimentos como leite e derivados, legumes verdes, cereais, frutos secos e peixe.

Também é importante a exposição solar; 20 a 30 minutos de sol por dia, entre 6h e 10h é o indicado. Apenas 25% do corpo precisam estar expostos.

Sete alimentos que roubam seu cálcio

O segredo é balanceá-los, sem deixar o consumo de lado


por Ana Paula de Araujo

Neste Dia Mundial da Osteoporose garanta que seu organismo absorva todo o cálcio necessário para prevenir e controlar a doença. Café, chocolate e outros alimentos quase passam por vilões quando o assunto é garantir ossos fortes e saudáveis: diminuem a capacidade do organismo de absorver cálcio. A solução, entretanto, não é bani-los da dieta, já que muitos deles - como os grãos integrais - possuem outros nutrientes essenciais à saúde. Segundo a nutricionista Juliana Stein, é preciso saber balancear bem: "Para quem já tem doenças nos ossos, como osteoporose, pedimos para não misturar os alimentos fontes de cálcio com os que atrapalham a sua absorção". A clássica combinação de café com leite, por exemplo, deve ser evitada. Conheça esses alimentos e saiba como consumi-los com segurança para os ossos. 
  • Sal - Getty Images
  • Café - Getty Images
  • Refrigerante - Getty Images
  • Alimentos com ácido oxálico e fitatos - Getty Images
  • Chocolate - Getty Images
  • Gorduras - Getty Images
  • Excesso de ferro - Getty Images
  • Excesso de proteínas - Getty Images
Sal 
Café 
Refrigerantes
Gérmen de trigo, Nozes, Feijão, Espinafre, Tomate e Acelga
Chocolates
Margarinas /Gorduras
Ecesso de ferro
Carnes /Proteinas



No Lúpus pode se ter o efeito secundario devido ao uso de algumas medicações necessaria.
como :
Corticóides (cortisona) (leia: INDICAÇÕES E EFEITOS DA PREDNISONA E CORTICÓIDES)- Fenitoína
- Carbamazepina
- L-Tiroxina (hormônio tireoidiano)
- Varfarina (leia: INTERAÇÕES COM A VARFARINA)
- Antidepressivos
- Heparina
- Metrotrexate
- Furosemida (leia: PARA QUE SERVEM OS DIURÉTICOS ?)

 Este efeito secundário pode ser melhoorado através do exercício físico, da ingestão de alimentos ricos em cálcio e da administração de doses adicionais de cálcio e vitamina D. Estas medidas de prevenção devem ser iniciadas assim que a administração de doses elevadas de glucocorticosteróides seja implementada.
Então sempre converse com o seu médico, para que ele possa orientar, se havera a necessidade ou não de repor o Cálcio e a vitamina D.


4 comentários:

  1. Muito legal só queria saber se o uso desses medicamentos usado no lúpus causam a osteoporose?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tenho lupus a 8 anos e sim eu tenho osteoporose por tomar o predinizona tenho 29 anos e meu osso tem idade de 45 anos

      Excluir
    2. Wellington Rodrigues podem causar sim, à recomendação para quem faz uso de corticóides etc para fazer como prevenção e acompanhamento o exame de Desintometria óssea

      Excluir
  2. Eu reponho o meu cálcio através dos alimentos, vitamina D, tenho que fazer uma vez por ano o exame de Desentometria óssea.
    Já tive que tomar por alguns anos o cálcio em pastilhas, tive que tomar o Alendronato e depois com Residronato.
    Hoje mesmo foi o dia do exame :)

    ResponderExcluir