terça-feira, 20 de setembro de 2011

AACD inauguração de duas novas unidades da Zona Norte e Zona Sul,

AACD inauguração de duas novas unidades da Zona Norte e Zona Sul
                                                       

O prefeito de São Paulo e o governador Geraldo Alckmin participou na manhã desta segunda-feira (19/9), em Santana, na Zona Norte, da cerimônia de inauguração de duas novas unidades da AACD (Associação de Assistência à Criança Deficiente). A unidade da Zona Norte e a segunda, localizada em Campo Grande, Zona Sul, foram construídas em áreas cedidas pela Prefeitura e juntas, têm capacidade para prestar cerca de 430
Localizada na Avenida Zaki Narchi, 357, Santana, a unidade da Zona Norte possui 825 m² e capacidade para prestar  140 atendimentos por dia. Já a nova AACD que passa a funcionar na Zona Sul fica na Rua Miguel Yunes, 491, em Campo Grande, tem uma área construída de 1.070 m² e vai prestar 290 atendimentos diários. 



O governador Geraldo Alckmin entregou duas unidades da Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD) para a capital nesta segunda-feira, 19. Por meio da Secretaria de Estado da Saúde foram investidos R$ 5,3 milhões nos empreendimentos.

ÁREAS DE ATUAÇÃO

Atendimento em Clínica Especializadas


Após a triagem, o paciente é avaliado por uma equipe especializada em sua deficiência. A equipe multidisciplinar atua em conjunto, com o objetivo de atender o paciente do modo mais adequado e no menor espaço de tempo possível. As clínicas em atividade na AACD são: Paralisia Cerebral, Lesão Medular, Lesão Encefálica Adquirida Infantil e Adulto, Mielomeningocele, Malformações Congênitas, Amputados, Doenças Neuromusculares e Poliomielite. Cada uma dessas Clínicas possui um grupo de profissionais habilitados em fornecer um tratamento consistente e uniforme ao paciente.

1 – Clínica de Paralisia Cerebral
É a maior da AACD em número de pacientes e de atendimentos. Atende crianças que sofreram um dano cerebral antes, durante ou após o parto, onde permaneceram sequelas que acometem vários órgãos e sistemas do organismo. O tratamento ministrado objetiva estimular o desenvolvimento neuropsicomotor e fazer com que a criança possa usufruir melhor suas habilidades. A criança é acompanhada por um período longo e o tratamento é oferecido de acordo com as necessidades individuais.

2 – Clínica de Lesão Medular
Atende pessoas tetraplégicas ou paraplégicas devido a uma lesão na medula espinhal, cujas causas mais frequentes são: ferimentos por arma de fogo, acidentes de trânsito, mergulhos em água rasa, tumores e infecções. O trabalho desta equipe utiliza recursos terapêuticos existentes para atingir as metas realistas para cada paciente, num espaço de tempo definido.

3 – Clínica de Lesão Encefálica Adquirida
Atende pacientes vítimas de traumatismo craniano (TCE), acidente vascular encefálico (derrame), infecções cerebrais, tumores e anóxias (asfixias). De acordo com o grau de acontecimento e o prognóstico estabelecido, a equipe promove o tratamento de reabilitação física e a estimulação cognitiva se necessário. Para as crianças também é enfatizado o acompanhamento escolar.

4 – Clínica de Mielomeningocele
Também conhecida como Espinha Bífida, atende pacientes com malformação congênita da medula espinhal e da coluna vertebral. As doenças atendidas são a mielomeningocele, lipomeningocele, espinha bífida oculta de agenesia da coluna lombosacra. Este grupo de doenças provoca alterações da função de vários órgãos e sistemas, como comprometimento das funções do cérebro, bexiga, intestino e membros inferiores. O tratamento visa preservar ao máximo a função destes órgãos e impedir a presença de complicações que prejudiquem a condição física do paciente.

5 – Clínica de Malformações Congênitas
Atende pacientes com malformações congênitas dos membros, osteogenesis imperfecta (doença dos ossos de vidro), artrogripose múltipla congênita (articulações rígidas) e doenças genéticas que causam alterações principalmente nos membros.

6 – Clínica de Amputados
Atende pacientes com amputações adquiridas, cujas principais causas são os traumatismos, doenças vasculares, dia- betes, infecções, queimaduras e tumores. O trabalho de reabilitação visa adaptação à prótese, buscando independência nas atividades da vida diária, readaptação social e profissional.

7 – Clínica de Doenças Neuromusculares
Atende pacientes com doenças de origem no músculo (miopatias) ou no nervo periférico (neuropatias) de causa hereditária. As doenças atendidas são as distrofias musculares, miopatias congênitas, miotonias, amiotrofias espinhais, neuropatias hereditárias, ataxias, etc.

8 – Clínica de Outros
Atende pacientes vítimas de poliomielite (paralisia infantil), contraída no passado. Apesar de erradicada no Brasil desde 1989, devido às maciças campanhas de vacinação, muitos pacientes possuem sequelas que ainda necessitam de tratamento especializado. Também são atendidas crianças, menores de um ano de idade, com lesão do plexo braquial decorrentes de lesão no parto.


http://www.aacd.org.br/Default.aspx

♥Inclusão Social  ♥


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário